Fatores de risco
A mudança de hábitos é a principal forma de prevenção ao câncer colorretal. Podem influenciar no desenvolvimento do tumor:
Consumo de carnes vermelhas e carnes ultraprocessadas em excesso (salsicha, bacon, presunto, salame, defumados, churrasco);
Obesidade;
Excesso de consumo de bebida alcoólica;
Idade avançada; e
Fumo.
Sinais de alerta
Um dos principais sintomas do câncer de reto é o sangramento visível nas fezes ou a sensação de esvaziamento incompleto do intestino.
Sangramento nas fezes
Alteração no funcionamento intestinal
Mudança na aparência das fezes
Perda de peso e anemia
Dor abdominal
Massa (tumor) no abdômen
No entanto, quando o tumor está no cólon, devido à extensão do intestino e de sangramentos em pequenas quantidades, o sangue se mistura nas fezes e a pessoa tende a não perceber este sintoma.
Como prevenir
Mantenha o peso em níveis saudáveis
Mantenha uma dieta equilibrada, rica em fibras e grãos integrais
Limite o consumo de carne vermelha em até 500g por semana
Realize, diariamente, ao menos 30min de atividade física
Diagnóstico
Quando identificado no começo, é possível evitar o desenvolvimento do câncer colorretal. Na busca por diagnóstico, os exames mais comuns são:
Sangue oculto nas fezes – Utilizado como primeiro teste de triagem de suspeita do tumor. Caso o exame indique sangue oculto, são necessários outros exames confirmatórios. Geralmente indicado de rotina para indivíduos com idades entre 50 a 75 anos.
Colonoscopia – Ajuda a confirmar o diagnóstico do câncer e permite realizar a biópsia e retirar lesões benignas, que podem virar câncer.
Tratamento
Conforme o Ministério da Saúde, o tratamento oncológico deve ser individualizado, prezando por uma abordagem terapêutica específica e com foco em cada paciente e situação. Atualmente, o SUS oferta tanto o diagnóstico como o tratamento e preconiza a estratégia de diagnóstico precoce.
A rede pública de saúde conta com 315 hospitais habilitados na alta complexidade em oncologia no país, entre Centros de Assistência de Alta Complexidade (Cacon) e Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), habilitados ao tratamento oncológico. Em Santa Maria, o Hospital Universitário de Santa Maria conta com uma Unacon com serviços de Radioterapia, Hematologia e Oncologia Pediátrica.
*com informações do Ministério da Saúde
Leia todas as notícias